CIRCULAR Nº: 004/SMAM/2025 - Assunto: Nova Diretriz para Centralização da Gestão Orçamentária de Contratos Coletivos sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Administração e Modernização
por Secretaria de Administração
CIRCULAR Nº: 004/SMAM/2025 - Assunto: Nova Diretriz para Centralização da Gestão Orçamentária de Contratos Coletivos sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Administração e Modernização
Aos(Às) Senhores(as) Secretários(as) Municipais, Diretores(as), Coordenadores(as) e demais responsáveis,
A Secretaria Municipal de Administração e Modernização – SMAM, no uso de suas atribuições legais, e em consonância com os princípios que regem a Administração Pública, notadamente a eficiência, economicidade e planejamento, conforme estabelece o artigo 5º da Lei Federal nº 14.133/2021, INFORMA E DETERMINA:
A partir desta data, todas as ações relacionadas à execução orçamentária e contratual dos serviços, materiais e demais objetos que compõem contratos de natureza coletiva ou comum, sob a gestão centralizada da Secretaria Municipal de Administração e Modernização, deixarão de ser individualmente geridas pelas demais secretarias e passarão a ter sua execução orçamentária centralizada nesta Pasta.
Essa diretriz abrange, entre outros exemplos:
- Contratos de prestação de serviços de manutenção e gestão de frota (locados e próprios);
- Contratos de telefonia fixa (VoIP);
- Contratos de fornecimento de água potável, gás ou materiais de expediente comuns;
- Contratos de tecnologia da informação e comunicação de uso transversal;
- Demais contratos compartilhados de interesse coletivo entre secretarias, geridos pela SMAM.
As Secretarias Municipais já realizaram suas previsões orçamentárias para o exercício de 2025 por meio do Plano de Contratações Anual (PCA), conforme dispõe o art. 12, inciso VII e §1º da Lei nº 14.133/2021, instrumento que visa racionalizar e alinhar as contratações ao planejamento estratégico institucional. Assim, caberá à Secretaria de Finanças e Contabilidade, por meio de seu titular, providenciar as suplementações orçamentárias na Secretaria de Administração e Modernização, correspondentes aos valores destinados aos objetos coletivos inicialmente previstos em outras pastas.
Todas as despesas relacionadas aos contratos centralizados passarão a ser formalizadas por meio de uma única Autorização de Fornecimento (AF), sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Administração e Modernização, a qual concentrará o controle orçamentário e financeiro, inclusive o saldo de consumo pelas secretarias demandantes.
Estão excluídas desta diretriz as Secretarias que operam com recursos vinculados por legislação específica, tais como:
- Secretaria Municipal de Educação,
- Secretaria Municipal de Saúde,
- Secretaria Municipal de Assistência Social, e
- os recursos da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana provenientes das multas de trânsito, os quais devem respeitar a destinação legal estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro e demais normativas correlatas.
A Secretaria de Administração e Modernização assumirá integralmente a responsabilidade técnica e administrativa sobre os encargos e a execução dos contratos abrangidos por esta diretriz, garantindo uniformidade, controle efetivo da demanda e alinhamento com as boas práticas da gestão pública.
Para tanto, contará com o apoio de Fiscais Técnicos, Administrativos ou Setoriais indicados por cada Secretaria demandante, os quais atuarão na fiscalização da execução contratual e no acompanhamento das obrigações específicas relacionadas às atividades de cada pasta. Esses fiscais serão formalmente nomeados por portarias da Secretaria de Administração e Modernização, sem prejuízo de suas funções originais ou remuneração, podendo tais portarias prever deveres adicionais de acordo com as particularidades de cada contrato.
Tal medida foi amplamente discutida e validada junto à Consultoria e Assessoria em Projetos contratada por esta municipalidade, com apoio técnico da Secretaria de Finanças e Contabilidade e da Assessoria Técnica da Administração.
Reforçamos a importância da colaboração de todas as Secretarias para o fiel cumprimento desta norma e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários para a sua correta aplicação. Publicado em 28.03.2025.
CIRCULAR Nº: 004/SMAM/2025 - Assunto: Nova Diretriz para Centralização da Gestão Orçamentária de Contratos Coletivos sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Administração e Modernização
Atenção Srs.(as) Usuários(as):
A autenticidade das publicações é garantida somente quando visualizadas diretamente no portal: https://www.itaquaquecetuba.sp.gov.br/diario-oficial/.
As publicações e seus documentos, quando impressos, devem ter sua autenticidade e conteúdo checados na página do Diário Oficial Eletrônico do Município de Itaquaquecetuba.
Esta página é de livre acesso.
O Município não autoriza, em qualquer hipótese, a comercialização de conteúdos desta página.
Falsificar documento público é crime previsto no art. 297 do Código Penal (Art. 297 - Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro: Pena - reclusão, de dois a seis anos, e multa.)